ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE OSÓRIO Federasul
Localização Pesquisa

Fundada em 23 de abril de 1931, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório conta com aproximadamente 300 associados. Desde a sua fundação, por quase uma década, devido à crise de 1929, passou por um período de instabilidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a partir da necessidade de coesão de forças da comunidade brasileira, lideranças empresariais de Osório despertaram para a importância de reunirem-se e analisarem seus problemas.

Liderada pelo comerciante Claudio Osório da Rosa e secretariada por Maximiliano Martins Veras, foi realizada uma grande assembleia, que tinha o escopo de reorganizar o órgão de classe, tendo sua eleição de diretoria realizada em 1943, presidida por João Almeida Carvalho, tendo como vice-presidente Antonio Azevedo Pereira.

Desde então, a ACIO nunca mais cessou suas atividades, ultrapassando diversas situações, sempre tendo como foco principal a representatividade das empresas da região. A presidência da entidade sempre foi ocupada por lideranças importantes do município de Osório, cujo objetivo principal é fortalecer o vínculo entre seus representados e os diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Em 2008, em uma parceria com o Sindilojas Osório, realizou um dos maiores investimentos de sua história, adquirindo uma nova sede social, situada à Rua João Sarmento, 249, no centro da cidade, onde possui salas para reuniões, eventos, cursos, palestras, entre outras atividades.

No ano de 2016 a ACIO completou 85 anos de existência, buscando fortalecer sua presença no cenário empresarial da região, fez um novo posicionamento de sua marca, visando estreitar os seus laços com os associados e empresários da região, abordando o conceito de “União para Transformar”, que busca o apoio e participação da sua diretoria e empresários locais, com vistas ao desenvolvimento da região.

A ACIO tem representado a classe empresarial em audiências públicas, participação em diversos conselhos municipais, fóruns de discussões, e inúmeras campanhas visando o desenvolvimento da região do Litoral Norte do RS.

A entidade é filiada à Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL, onde há muitos anos conta com diretores na sua gestão, atualmente a entidade possui diretores no conselho, diretoria e vice-presidência regional.

A história e a atuação da ACIO como representante do setor empresarial e produtivo de Osório, reitera seu posicionamento como um dos principais agentes de desenvolvimento da Região do Litoral Norte do RS.

REVISTA ACIO

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE OSÓRIO

Rua João Sarmento, 249 - Bairro Centro - Osório - RS
E-mail: contato@aciosorio.com.br